Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Serviços Prestados

O principal objetivo do meu trabalho é melhorar as relações entre os donos e seus cães, ajudando-os a compreendê-los melhor e, assim, melhorar sua qualidade de vida. Isto é possível através das aulas de adestramento, ao longo das quais também ensino aos donos a corrigir os maus-hábitos dos seus cães. Como o passeio também é fundamental para o bem-estar dos cães e muitos donos não tem tempo, dentro dos objetivos do meu trabalho, eu também os ajudo realizando esta atividade.

 

Adestramento e Correção de Maus-Hábitos

Adestrar um cão significa torná-lo capaz de compreender o que o seu dono deseja dele, permitindo um convívio saudável entre ele e sua família humana e outros animais de estimação. Para isto é fundamental que o dono compreenda a linguagem do seu cão e se torne o líder da sua matilha familiar, composta por ele, sua família e cão (cães), pois este os vê como outros cães e, na natureza, eles obedecem apenas ao líder da matilha. Os primeiros passos para isso são ensinar ao cão os comandos básicos de obediência (“senta”, “deita”, “fica”, “vem” ou “aqui” e “junto”) e a andar do lado, pois, na natureza, é o cão líder que anda na frente. Quando ensinamos esses comandos ao cão e, ao dono, como fazê-lo obedecê-los, juntamente com todas as orientações fornecidas, damos a ele as condições de se tornar o líder.

Além de permitir o estabelecimento e a manutenção das boas relações da família com seu cão, o adestramento também é importante para a saúde mental dele. Um cão que é estimulado mentalmente através de atividades propostas por um adestrador ou pelos donos será um cão mais saudável, pois estará estimulando o funcionamento do seu cérebro, visto que as facilidades da vida em um lar tendem a fazer o cão se acomodar e a não ter o mesmo nível de atividade mental que teria na natureza. Isso será muito importante para ele, inclusive na velhice. O mecanismo é o mesmo que ocorre com os humanos: mente saudável é aquela que está sempre sendo exigida.

 

Correção de maus-hábitos

Quando falo em maus-hábitos, refiro-me a todo e qualquer comportamento que prejudique a relação entre o cão e seu dono, criando situações desagradáveis no dia-a-dia da família, seja com os humanos ou outros animais de estimação, com visitas, vizinhos ou outras pessoas em casa ou durante os passeios, ou que sejam danosos ao próprio cão. Dentre os primeiros, os mais comuns são: o filhote que chora durante o período de adaptação ao novo lar, fazer as necessidades fora do local apropriado, latir em excesso, pular nas pessoas, puxar durante o passeio, agressividade, não obedecer aos donos, subir em sofás e camas sem autorização, destruir objetos e plantas, coprofagia (o hábito de comer fezes), dentre outros. Como exemplos de comportamentos danosos ao cão, podemos citar a ansiedade de separação e comportamentos compulsivos, como correr atrás do próprio rabo, lamber excessivamente as patas a ponto de causar feridas, arrancar pêlos, se morder ou morder insistentemente um objeto a ponto de se machucar etc.

 

A importância do passeio para os cães

Um cão saudável é aquele que consegue gastar a energia que tem para gastar; como eu digo, “cachorro feliz é cachorro cansado”. O tempo de atividade necessário para um cão se manter saudável vai variar de acordo com a raça, porém todos precisam fazê-lo. Isto pode ser feito com brincadeiras e exercícios, mas o passeio é fundamental. Além de permitir que o cão exercite seu aparelho locomotor e queime calorias, evitando que se torne obeso (algumas raças tem maior propensão a isso, como Beagles e Labradores), o fato de gastar energia durante os passeios evita que ele use a que tem em comportamentos desagradáveis como destruir objetos, comportamentos compulsivos e até em brigas com outros cães da casa. Assim, a prática de atividades físicas também é importante para a saúde mental do animal. Além disso, nos passeios ele tem a chance de conhecer outros cães, diferentes tipos de pessoas, objetos, cheiros, barulhos, o que pode contribuir para que ele não se torne um cão medroso ou agressivo.

 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra