Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

A Rotina da Alimentação dos Cães. Comedouros Automáticos, uma Ferramenta Útil.

11/04/2017


Muitos donos reclamam que seus cães não comem bem. Muitos dos quais, por diferentes motivos, deixam uma certa quantidade de ração, em geral escolhida empiricamente, sem procurar se informar sobre a quantidade adequada para o seu cão, por longas horas ou, até mesmo, pelo dia inteiro.

Começando pela parte mais fácil: a quantidade adequada de ração para cada cão pode ser orientada pelo seu veterinário ou ser verificada na tabela constante no verso das embalagens de ração, desde que o dono tenha cuidado em observar a relação idade/peso constante nelas. Detalhe: como eu já postei em um texto no meu site, um cuidado especial é reparar, nas rações para filhotes, se essa tabela se refere ao peso atual do cão, ou à expectativa do cão adulto. Observados estes cuidados, evita-se que o animal coma demais e engorde ou fique subnutrido.

Sobre a rotina: a quantidade de ração informada na embalagem da ração é a diária. Esta deve ser dividida em três ou quatro porções iguais, no caso dos filhotes, e em duas porções para cães adultos e idosos. Ou seja: cada porção para o filhote vai ter 1/3 ou ¼ da porção indicada na embalagem e, a de adultos e idosos, a metade. Estas porções devem, de preferência, ser servidas em horários regulares, distribuídos ao longo do dia, para se estabelecer uma rotina para o cão e retirada e as sobras colocadas em um pote reservado exclusivamente para elas depois de alguns minutos (20 ou, no máximo, 30).

E por que devo estabelecer esta rotina para o meu cão?
- Em primeiro lugar, você conservará melhor a ração, que não terá sobras expostas por longos períodos, ao longo dos quais a ração pega mais umidade, perde nutrientes por oxidação, fica sujeita à poeira, sujeira do ambiente e insetos, além do que perde um pouco do cheiro, tornando-a menos atrativa.

- Em segundo lugar, diante da facilidade de poder comer no instante que quiser, ao longo do período em que a ração fica à disposição, muitos cães tendem a não dar tanto valor a ela, comendo várias vezes ao longo do dia e, com a perda da sua qualidade ao longo das horas, podem não comer toda a quantidade que seria ideal durante o dia. Ao contrário disso, quando a ração é colocada em horários regulares e deixada apenas por alguns minutos, o cão tende a dar mais valor a ela, como é na natureza, onde ele não sabe quando vai conseguir comer, e tendem a comer melhor. Esta é uma das mudanças mais comuns e rápidas de observar nos cães quando os donos estabelecem essa rotina.

- Outro aspecto é quanto à obediência do cão: quando o dono consegue estabelecer com o cão uma relação de trocas, onde ele entende que tem que obedecer a comandos para ganhar o que gosta/ precisa, o que é importante principalmente para cães muito mandões ou ansiosos, o comportamento do cão tende a melhorar. Porém, fica inviável estabelecer essa troca com relação à comida quando ela fica exposta por muito tempo.

Os comedouros automáticos:
Muitos donos tem uma rotina muito corrida, horários irregulares, muitas vezes sem conseguir prever o horário que vão chegar em casa. Para estes, uma ferramenta útil são os comedouros automáticos, que muitos não conhecem.

Existem vários modelos, dos mais simples e baratos, aos mais complexos e mais caros. Há desde os que permitem se colocar uma ou duas refeições, que vão liberar a quantidade colocada em seus recipientes ou programadas (alguns tem limitações de quantidade), até os que permitem colocar três refeições e há, inclusive, modelos nos quais os donos podem gravar uma mensagem de voz para chamar seu cão para comer - o da foto, do meu aluninho Black, é um destes. Cabendo no bolso do dono, a tranquilidade que ele proporciona por o dono não ter que se preocupar se o seu cão vai ficar muito tempo sem comer por muito tempo, vale a pena e “se paga” durante a sua vida útil. A questão é o dono pesquisar os modelos e valores para ver qual é mais adequado à sua rotina e possibilidade financeira.

Um abraço,

Reginaldo Ribeiro.

Comedouro Automático do Black


 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra